segunda-feira, 4 de maio de 2015

Gary Bartz




Gary Bartz tem sido conhecido por muitos como um desbravador no negócio da música desde o momento em que ele começou a tocar com Art Blakey no clube de jazz de seu pai em sua cidade natal de Baltimore, MD em sua própria música ao longo dos 57 anos como músico profissional. Como se o seu Grammy Award © com McCoy Tyner em 2005 (' Iluminações ') não foi suficiente para esculpir um lugar para Bartz no gênero jazz, ele quebrou o molde com mais de 40 álbuns solo e mais de 200 como artista convidado .

Gary Bartz veio pela primeira vez para Nova York em 1958 para participar do Conservatório de Música de Julliard. Apenas 17 anos de idade, Gary não podia esperar para chegar à cidade para tocar e aprender. "Foi um momento muito bom para a música em Nova York, no final do que tinha sido a era be-bop", diz Bartz. "Charlie Parker faleceu há três anos, mas grupo de Miles estava em seu auge, Monk foi para baixo no Five Spot, e Ornette Coleman estava vindo para a cidade. As coisas estavam frescas." Naquela época, Gary poderia ser encontrado regularmente beber Coca-Cola na todas as idades "galeria de amendoim" de Birdland, desfrutando de um projeto de lei maratona de artistas. "Se eu não tinha dinheiro para entrar. Eu ajudar alguém levar um tambor e esgueirar-se", ri Bartz. "Eu aprendi que desde o início."

Cerca de meados dos anos 60, o saxofonista alto - ainda em seus primeiros 20 anos - começou a tocar portoda  a cidade com o Lincoln Grupo Max Roach / Abbey e rapidamente se estabeleceu como o mais promissor de sax alto desde Cannonball Adderley . "Naqueles dias, nós costumávamos ir por lofts das pessoas e ficar por semanas, apenas trabalhando em música", diz Gary. "As pessoas que todos chip e comprar comida, e um de nós iria cozinhar Mas sempre havia música, porque as pessoas estavam ouvindo todas as horas Nós nem sequer pensar nisso;... Isso é só o que fizemos Ficamos muito desinteressado sobre o que estávamos escrevendo porque, afinal de contas, a música não pertence a qualquer pessoa. Ele pertence ao povo, a toda a gente. "

Com o toque de sua estréia em Nova Iorque solidamente atrás dele, Bartz logo se juntou Jazz Messengers de Art Blakey . De acordo com a história, os pais de Gary possuía um clube em Baltimore, o North End Sala de estar. Quando seu pai contratou Blakey para um show, Gary agarrou a oportunidade de preencher uma vaga de saxofonista na banda. Depois de sua performance naquela noite, o jovem Bartz foi oficialmente contratado para juntar os Jazz Messengers; em 1965, ele iria fazer sua estréia de gravação em 'de Blakey soulfinger álbum '.

A partir de 1962-1964, Gary se juntou Oficina Charles Mingus 'e começou a tocar regularmente com outros membros do naipe de metais, incluindo Eric Dolphy. Em 1968, Bartz começou uma associação com McCoy Tyner, que incluiu a participação em "clássicos do Tyner Ampliações e Extentions ' álbuns. Trabalhar com McCoy foi especialmente significativo para Bartz por causa da forte ligação do bandleader de John Coltrane - que Gary sucintamente cita como uma influência profunda.

Além de trabalhar com Miles no início dos anos 70 - incluindo a jogar o Isle of Wight Festival histórico em agosto de 1970 - Bartz ficou a frente de seu próprio conjunto NTU Tropa. O grupo tem o seu nome a partir da língua Bantu: NTU significa unidade em todas as coisas, tempo e espaço, vivos e mortos, visíveis e invisíveis. Fora da Tropa, Bartz tinha sido a gravação como um líder do grupo desde 1968, e continuou a fazê-lo durante todo os anos 70, período em que ele liberados tais álbuns aclamados como, ' Another Earth ',' Home ',' Music Is My Sanctuary "  e  "Love Affair",  no final dos anos 70, ele estava fazendo trabalho de estúdio em Los Angeles com Norman Connors e Phyllis Hyman. Em 1988, depois de uma pausa de nove anos entre os lançamentos individuais, Bartz começou a gravar o colunista música Gene Kalbacher descrito como "os lados de abertura da orelha Vital", em álbuns como  'Monsoon', 'West 42nd Street "," There Goes the Neighborhood ',  e  'Shadows'.

Bartz seguido essas obras impressionantes em 1995, com o lançamento de seu álbum de estréia Atlantic  'Os vermelhas e alaranjadas Poemas'  um musical romance e mistério auto-descrito apenas um dos brilhantemente concebido álbuns conceituais de Gary. Voltar quando Bartz planejou os muito elogiado  'Rivers Conheço'  álbum, baseado na poesia de Langston Hughes, seus conceitos seria 20 anos à frente dos detidos por algumas das de hoje jazz / hip-hop e combos de jazz ácido.

Liberação de Gary  'Live at the Jazz Standard Volume 1 - Soulstice'  é o primeiro de uma série de gravações que documentam seu, estilo non-stop lendário, performances ao vivo. Este lançamento inicial em seu próprio selo OYO descobre testemunho contínuo crescimento de Gary como compositor, líder do grupo, e mestre de tanto o alto e saxofones soprano. Uma sessão quarteto gravou em 1998, foi seguido por  'Live at the Jazz Standard, Volume 2 "  lançado em 2000, que apresenta Sextet emocionante de Gary. Seu acompanhamento liberação  'Soprano' Histórias  Gary exclusivamente realizada no saxofone soprano em um ajuste do estúdio quarteto.


Seu segundo álbum ao aclamado Volume I do Arquivos de Coltrane, Toa de um guerreiro Música, será lançado no início de 2015, juntamente com o seu álbum de honrar Woody Shaw intitulado "Two MF de". Gary Bartz continua tomado o seu lugar de direito no panteão dos grandes nomes do jazz e tem sua vista está definida em liberar mais música em seu rótulo Oyo Records.

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