sexta-feira, 8 de maio de 2015

Charlie Parker



Sinopse

Charlie Parker nasceu em 29 de agosto de 1920, em Kansas City, Kansas. De 1935 a 1939, ele tocou em casas noturna do Missouri com bandas de jazz e blues locais. Em 1945, ele formou seu próprio grupo  ao lado de Dizzy Gillespie. Juntos inventaram o bebop. Em 1949, Parker fez sua estreia europeia, dando sua última performance, vários anos depois. Ele morreu uma semana depois, em 12 de março de 1955 em New York City.

Infância

Legendary músico de jazz Charlie Parker nasceu Charles Christopher Parker Jr. em 29 de agosto de 1920, em Kansas City, Kansas. Seu pai, Charles Parker, era um entertainer fase Africano-Americano, e sua mãe, Addie Parker, era uma empregada-faxineira do património nativo-americano. Filho único, Charlie se mudou com seus pais para Kansas City, Missouri, quando ele tinha 7 anos de idade. Na época, a cidade era um centro urbano animado para a música Africano-Americano, incluindo jazz, blues e gospel.

Charlie descobriu o seu próprio talento para a música através de aulas em escolas públicas. Quando ainda  um adolescente, ele tocou a Horn Barítono na banda da escola. No momento em que Charlie tinha 15 anos, o saxofone alto era o seu instrumento de eleição. (A mãe de Charlie tinha lhe dado um saxofone alguns anos antes, para ajudar a animá-lo depois que seu pai havia abandonado a família.) Enquanto ainda na escola, Charlie começou a tocar com bandas em clubes  locais. Ele era tão apaixonado em tocar saxofone que, em 1935, ele decidiu abandonar a escola em busca de uma carreira musical a tempo inteiro.

Carreira Musical

De 1935 a 1939, Parker tocou na boate Kansas City, Missouri, com bandas de jazz e blues locais, incluindo a banda de Buster Professor Smith, em 1937, e banda do pianista Jay McShann em 1938, com o qual ele visitou Chicago e Nova York.

Em 1939, Parker decidiu ficar em torno de New York City. Lá permaneceu por quase um ano, trabalhando como músico profissional e tocando por prazer . Depois de sua passagem de um ano na Big Apple, Parker foi caracterizado como um performer regular em um clube de Chicago antes de tomar a decisão de voltar para Nova York permanentemente. Parker foi obrigado a lavar pratos, a fim de sobreviver.

Charlie Parker 'Bird'

Enquanto trabalhava em Nova York, Parker conheceu o guitarrista Biddy Fleet. Ele iria provar um encontro frutífero. Enquanto tocar com Fleet, Parker, que estava entediado por convenções musicais populares, descobriu uma técnica de assinatura que envolveu tocando os intervalos superiores de um acorde para a melodia e fazer alterações para apoiá-los em conformidade.

Mais tarde naquele ano Parker ouviu a notícia da morte de seu pai e voltou a Kansas City, Missouri para o funeral. Depois do funeral, Parker se juntou Rockets de Harlan Leonard e ficou em Missouri para os próximos cinco meses. Parker, em seguida, decidiu que era hora de voltar para Nova York, onde ele iria se juntar a banda de Jay McShann. Foi com a banda de McShann, em 1940, que Parker fez sua primeira gravação.

Parker ficou com a banda por quatro anos, durante os quais ele foi dado várias oportunidades para realizar a solo em suas gravações. Foi também durante seu tempo com McShann que Parker ganhou sua alcunha famosa "Bird", abreviação de "Yardbird". Como a história vai, Parker foi dado o apelido para uma das duas possíveis razões: 1) Ele era livre como um pássaro, ou 2) ele acidentalmente atingiu um frango, também conhecido como um pássaro quintal, ao dirigir em turnê com a banda.

Criando o Bebop

Em 1942, músicos de jazz Dizzy Gillespie florescente e Thelonious Monk viu Parker executar com a banda de McShann no Harlem e foram impressionado com seu estilo de jogo único. Mais tarde nesse ano, Parker se inscreveu para um show de oito meses com Earl Hines. Então, em 1944, Parker se juntou à banda Billy Eckstine.

O ano de 1945 provou ser um marco na vida de Parker. Nesta fase em sua carreira, ele acredita-se ter entrado em sua maturidade como músico. Pela primeira vez, ele se tornou o líder do seu próprio grupo, ao mesmo tempo que executa com Dizzy Gillespie ao lado. No final daquele ano, os dois músicos lançaram uma turnê de seis semanas na boate de Hollywood. Juntos, eles conseguiram inventar um estilo inteiramente novo de jazz, vulgarmente conhecido como bop, bebop. Após a turnê conjunta, Parker ficou em Los Angeles, realizando até o verão de 1946.

Após um período de internação, ele voltou para Nova York, em janeiro de 1947 e formou um quinteto lá. Com seu grupo, Parker apresentou alguns de seus mais conhecidos e mais amadas canções, incluindo suas próprias composições como "Super Blues".

Anos mais tarde

De 1947 a 1951, Parker realizada em conjuntos e de solo em uma variedade de locais, incluindo clubes e estações de rádio. Parker também assinou com algumas gravadoras diferentes: De 1945 a 1948, ele gravou para Dial. Em 1948, ele gravou para Savoy Records antes de assinar com a Mercury.


Em 1949, Parker fez sua estreia europeia no Festival Internacional de Jazz de Paris e passou a visitar Escandinávia em 1950. Enquanto isso, de volta para casa, em Nova York, o Birdland clube estava sendo nomeado em sua honra. Em março de 1955, Parker fez sua última apresentação pública no Birdland, uma semana antes de sua morte.

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