Embora Gerry Mulligan, saxofonista-barítono e
compositor, seja conhecido como uma das principais figuras do cool-jazz, ele
transitou em várias outras escolas, como atestam suas colaborações com
Thelonious Monk, Ben Webster, Coleman Hawkins e Paul Desmond. Em termos
instrumentais, ninguém no jazz representou melhor o sax-barítono que Mulligan.
Nascido a 6 de abril de 1927 em New York,
Mulligan aprendeu piano e instrumentos de sopro enquanto adolescente e aos 17
anos escrevia arranjos para a banda de rádio de Johnny Warrington. Embora
crescesse na Filadélfia, ele voltou a New York com 19 anos para participar como
arranjador da banda de Gene Krupa.
Nos anos seguintes realizou trabalhos para as
bandas de Claude Thornhill, Kai Winding e Stan Kenton; mas seu momento mais
marcante foi como músico no noneto de Miles Davis em 1949 e 1950 nas gravações
de “Birth Of The Cool”.
Mulligan cresceu significativamente como
músico de jazz quando, depois de se mudar para o Los Angeles em 1952, criou um
quarteto sem piano que incluia o trompetista Chet Baker. A falta de direção
harmônica requeria uma excepcional interação entre Mulligan e Baker e nas
outras formações do quarteto com Art Farmer e Bob Brookmeyer,continuou criando
uma nova textura no jazz dos anos 50.
Por causa do seu interesse em realizar
arranjos para grandes conjuntos, após os anos 60 Mulligan liderou grupos que
contavam com 13, 14 e até mesmo 20 instrumentistas. Radicado em New York,
realizou excursões na Europa e Japão, cimentando sua reputação como grande
arranjador e como referência na execução do sax-barítono.
Mulligan morreu em 19 de janeiro de 1996, aos
68 anos em Darien, Conn., devido às complicações causadas por uma cirurgia de
joelho.
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