Sinopse
Charlie Parker nasceu
em 29 de agosto de 1920, em Kansas City, Kansas. De 1935 a 1939, ele tocou em
casas noturna do Missouri com bandas de jazz e blues locais. Em 1945, ele
formou seu próprio grupo ao lado de
Dizzy Gillespie. Juntos inventaram o bebop. Em 1949, Parker fez sua estreia
europeia, dando sua última performance, vários anos depois. Ele morreu uma
semana depois, em 12 de março de 1955 em New York City.
Infância
Legendary músico de
jazz Charlie Parker nasceu Charles Christopher Parker Jr. em 29 de agosto de
1920, em Kansas City, Kansas. Seu pai, Charles Parker, era um entertainer fase
Africano-Americano, e sua mãe, Addie Parker, era uma empregada-faxineira do
património nativo-americano. Filho único, Charlie se mudou com seus pais para
Kansas City, Missouri, quando ele tinha 7 anos de idade. Na época, a cidade era
um centro urbano animado para a música Africano-Americano, incluindo jazz,
blues e gospel.
Charlie descobriu o
seu próprio talento para a música através de aulas em escolas públicas. Quando
ainda um adolescente, ele tocou a Horn Barítono
na banda da escola. No momento em que Charlie tinha 15 anos, o saxofone alto
era o seu instrumento de eleição. (A mãe de Charlie tinha lhe dado um saxofone
alguns anos antes, para ajudar a animá-lo depois que seu pai havia abandonado a
família.) Enquanto ainda na escola, Charlie começou a tocar com bandas em
clubes locais. Ele era tão apaixonado em
tocar saxofone que, em 1935, ele decidiu abandonar a escola em busca de uma
carreira musical a tempo inteiro.
Carreira
Musical
De 1935 a 1939, Parker
tocou na boate Kansas City, Missouri, com bandas de jazz e blues locais,
incluindo a banda de Buster Professor Smith, em 1937, e banda do pianista Jay
McShann em 1938, com o qual ele visitou Chicago e Nova York.
Em 1939, Parker decidiu
ficar em torno de New York City. Lá permaneceu por quase um ano, trabalhando
como músico profissional e tocando por prazer . Depois de sua passagem de um
ano na Big Apple, Parker foi caracterizado como um performer regular em um
clube de Chicago antes de tomar a decisão de voltar para Nova York
permanentemente. Parker foi obrigado a lavar pratos, a fim de sobreviver.
Charlie
Parker 'Bird'
Enquanto trabalhava em
Nova York, Parker conheceu o guitarrista Biddy Fleet. Ele iria provar um
encontro frutífero. Enquanto tocar com Fleet, Parker, que estava entediado por
convenções musicais populares, descobriu uma técnica de assinatura que envolveu
tocando os intervalos superiores de um acorde para a melodia e fazer alterações
para apoiá-los em conformidade.
Mais tarde naquele ano
Parker ouviu a notícia da morte de seu pai e voltou a Kansas City, Missouri
para o funeral. Depois do funeral, Parker se juntou Rockets de Harlan Leonard e
ficou em Missouri para os próximos cinco meses. Parker, em seguida, decidiu que
era hora de voltar para Nova York, onde ele iria se juntar a banda de Jay
McShann. Foi com a banda de McShann, em 1940, que Parker fez sua primeira
gravação.
Parker ficou com a
banda por quatro anos, durante os quais ele foi dado várias oportunidades para
realizar a solo em suas gravações. Foi também durante seu tempo com McShann que
Parker ganhou sua alcunha famosa "Bird", abreviação de "Yardbird".
Como a história vai, Parker foi dado o apelido para uma das duas possíveis
razões: 1) Ele era livre como um pássaro, ou 2) ele acidentalmente atingiu um
frango, também conhecido como um pássaro quintal, ao dirigir em turnê com a
banda.
Criando
o Bebop
Em 1942, músicos de
jazz Dizzy Gillespie florescente e Thelonious Monk viu Parker executar com a
banda de McShann no Harlem e foram impressionado com seu estilo de jogo único.
Mais tarde nesse ano, Parker se inscreveu para um show de oito meses com Earl
Hines. Então, em 1944, Parker se juntou à banda Billy Eckstine.
O ano de 1945 provou
ser um marco na vida de Parker. Nesta fase em sua carreira, ele acredita-se ter
entrado em sua maturidade como músico. Pela primeira vez, ele se tornou o líder
do seu próprio grupo, ao mesmo tempo que executa com Dizzy Gillespie ao lado.
No final daquele ano, os dois músicos lançaram uma turnê de seis semanas na boate
de Hollywood. Juntos, eles conseguiram inventar um estilo inteiramente novo de
jazz, vulgarmente conhecido como bop, bebop. Após a turnê conjunta, Parker
ficou em Los Angeles, realizando até o verão de 1946.
Após um período de
internação, ele voltou para Nova York, em janeiro de 1947 e formou um quinteto
lá. Com seu grupo, Parker apresentou alguns de seus mais conhecidos e mais
amadas canções, incluindo suas próprias composições como "Super
Blues".
Anos
mais tarde
De 1947 a 1951, Parker
realizada em conjuntos e de solo em uma variedade de locais, incluindo clubes e
estações de rádio. Parker também assinou com algumas gravadoras diferentes: De
1945 a 1948, ele gravou para Dial. Em 1948, ele gravou para Savoy Records antes
de assinar com a Mercury.
Em 1949, Parker fez
sua estreia europeia no Festival Internacional de Jazz de Paris e passou a
visitar Escandinávia em 1950. Enquanto isso, de volta para casa, em Nova York,
o Birdland clube estava sendo nomeado em sua honra. Em março de 1955, Parker
fez sua última apresentação pública no Birdland, uma semana antes de sua morte.
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