Kirk Whalum ,
nasceu em 07 de julho de 1958 em Memphis, TN.
Desde
seus primeiros dias em Memphis onde tocou no coro da igreja de seu pai, o
saxofonista veterano Kirk Whalum inspirou-se as ricas tradições musicais da
mesma cidade, incluindo gospel, R & B, blues e, eventualmente, jazz. Ele
recebeu uma bolsa para frequentar a escola de música na Universidade de
Southern Texas, onde formou uma banda em 1979 e começou a fazer shows no
circuito clube local. Quando ele abriu um show para Bob James em Houston em
1984, o pianista ficou impressionado com o estilo expressivo de Whalum, e
convidou-o para tocar em seu álbum 12. Whalum logo assinou com a Columbia
Records e lançou seu primeiro álbum solo, Floppy Disk, em 1985. Esse álbum (bem
como os próximos dois, de 1988 e você sabe que! E 1989 de The Promise) foi
produzido por James, continuando frutífera parceria dos músicos. Início dos
anos 90 viu Whalum emissão de mais dois álbuns na etiqueta Columbia - Caché em
1993 e In This Life in 1995- cada um deles ganhando o saxofonista maior atenção
comercial e elogios da crítica. Mais tarde, um dueto com James intitulado
"Joined at the Hip" tomou Whalum carreira para um novo nível, como a
canção ganhou Whalum sua primeira indicação ao Grammy.
Em 1997, Whalum saltou etiquetas para assinar com a
Warner Bros. seu primeiro álbum solo no separador da Warner, Colors, foi
lançado nesse mesmo ano, e talvez mais do que qualquer outro álbum, mostrou a
capacidade de Whalum para sintetizar música a partir de uma variedade de fontes
para produzir um fusão de pop, jazz e R & B. No ano seguinte, Evangelho Segundo
Jazz, Capítulo 1 (Gospel According to Jazz, Chapter 1) exibiu sua capacidade de
retornar à música de sua infância estilisticamente, ao mesmo tempo, perseguindo
o tipo de profundidade espiritual que tem uma longa história no jazz, ecoando
artistas como John Coltrane em tirar proveito da únicas qualidades expressivas
do saxofone. A década também trouxe Whalum uma série surpreendentemente
diversificada de trabalhos da sessão e de turismo, trabalhando com artistas
como Whitney Houston, Babyface, Yolanda Adams, Take 6, Bebe & Cece Winans,
Barbra Streisand, Edwin Hawkins, Quincy Jones, Kevin Mahogany, Al Green, e
Luther Vandross. Além de seus discos solo, Whalum trabalhou em uma série de
trilhas sonoras de filmes, incluindo os The Prince of Tides, Boyz in the Hood,
Grand Canyon, e Cousins. Seu solo de sax foi destaque na de Whitney Houston
popular single "I Will Always Love You", na trilha sonora de O
Guarda-Costas.
A base de fãs que Whalum tinha vindo a construir ao
longo dos anos 80 e dos anos 90 explodiu com a sua libertação 1998, para você,
que passou quase dois anos no topo da parada da Billboard Jazz Contemporâneo e
rendeu quatro hits Top Ten NAC. Seu álbum autoproduzido de 2000's Hymns in the
Garden, causou um impacto muito mais silencioso, mas foi aclamado pela crítica,
ganhando até mesmo Whalum uma segunda indicação ao Grammy. Também em 2000,
Whalum gravou novamente para a Warner Bros. e liberado incondicional, seu
terceiro álbum para o selo. Incondicional voltou ao estilo de jazz
contemporâneo, que havia marcado seus primeiros lançamentos, com algumas tampas
inesperados, incluindo versões de Macy Gray "I Try" e * NSYNC de
"God Must Have Spent a Little More Time on You." "Can not Stop
the Rain", uma canção escrita e cantada por Shai, é a única outra canção
do álbum não composto por Whalum. Desde 2001, Whalum lançou quatro álbuns de
estúdio, incluindo o seu segundo volume de canções gospel, The Gospel According
to Jazz: Chapter 2, e Kirk Whalum Executa a Babyface Songbook, lançado em
Rendezvous música em 2005. Em 2008, Whalum lançado com promessas feitas, um
álbum beneficente para o Projeto Millennium dedicada ao alívio da fome,
prevenção de doenças e desenvolvimento económico na África. Em 2010, Whalum emitido
The Gospel According to Jazz: Chapter 3. Este volume incluiu participações de
George Duke, Lalah Hathaway, Bishop T. D. Jakes, e Kevin Whalum, entre outros.
Whalum foi feito Presidente e CEO da Stax Museum of American Soul Music no
final do ano e, em agosto, ele lançou Everything Is Everything: A Música de
Donny Hathaway, seu segundo álbum do ano em Rendezvous Music.
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