quarta-feira, 24 de maio de 2017

Ernie Watts


Watts nasceu em Norfolk, Virgínia, e começou a tocar saxofone aos treze anos. Depois de um breve período na Universidade de West Chester, ele frequentou a Berklee College of Music. Ele viajou com Buddy Rich em meados da década de 1960, ocupando uma das cadeiras de saxofone alto, com Lou Marini ocupando a outra. Ele visitou a África em uma turnê do Departamento de Estado dos EUA com o grupo de Oliver Nelson. Durante vinte anos ele tocou saxofone tenor com The Tonight Show Band sob Doc. Severinense. Ele foi um solista em muitos dos álbuns de Marvin Gaye’s na Motown durante a década de 1970, bem como em muitos outros pop e R & B sessões durante os seus vinte e cinco anos como músico em um estúdio em Los Angeles. Ele ganhou dois Grammy Awards como instrumentista.

Em meados dos anos 80 Watts decidiu se dedicar ao jazz. Ele gravou e fez turnê com o guitarrista e compositor alemão Torsten de Winkel , o baterista Steve Smith e o tecladista Tom Coster . Ele foi convidado a se juntar ao Quarteto de Charlie Haden. Eles se encontraram nos bastidores uma noite depois que Haden ouviu Watts tocar "Nightbird" de Michel Colombier . Watts tocou em trilhas sonoras para os filmes Grease e The Color Purple e na música-tema para o programa de TV Night Court.

Ele foi apresentado na pré-visualização do Jazz do Windows XP. A música em que foi apresentado foi "Highway Blues"

Em 2008, seu álbum Analog Man ganhou o Independent Music Award de Melhor Álbum de Jazz. Ele tocou no álbum de Kurt Elling Dedicated to You, que ganhou o Grammy Award para Melhor Álbum Vocal de Jazz em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário