Primeiramente
eu fiquei fascinado com a respiração circular em escola de alto nível
(universidade) quando eu ouvi Raphael Mendez tocar por 4 minutos e meio,em
duplo stacatto,aparentemente seqüência impossível de semicolcheias (16 notas)
intituladas “Moto Perpétuo” de Paganini. Imediatamente eu perguntei ao meu
professor de Trombone,Ned Meredith,como Mendez o estava fazendo e descobri
sobre o enchimento de minhas bochechas com ar e tocando com este pouco ar
enquanto respirava através de meu nariz,consequentemente tornando-o possível
tocar indefinidamente uma nota inquebrável.
Isto é como
a respiração circular é executada. O ar é expulso (para fora) das
bochechas,causando vibração dos lábios como se suportados por uma coluna de ar
normal de ar, enquanto que ao mesmo tempo,o ar é introduzido nos pulmões
através do nariz. As duas partes críticas do processo são as áreas de
transição: primeiro ,o momento quando as bochechas são enchidas com ar e o ar
fluído dos pulmões é interceptado pela epiglótis ( como quando ingerindo
alimento) e ,segundo,quando o ar dos pulmões é mais uma vez despreendido dentro
da boca.
Estas
transições deveriam ser feitas o mais suave possível para evitar trancos e
quebras de som.
Um
procedimento gradativo para o aprendizado da respiração circular
segue.Recomenda-se que os exercícios não tocados sejam feitos soprando-se
contra os dedos para assim detectar mudanças na pressão do ar e
conseqüentemente praticar suavemente.
1- Encha suas bochechas com ar e expulse-o com a pressão de suas bochechas
(com a garganta fechada) – um pequeno sopro de ar será executado.
2- Encha suas bochechas com ar e respire através de seu nariz.
3- Continue respirando e expulse o ar constantemente com
suas bochechas.
4-
Depois de encher suas bochechas com ar,então
interrompa a coluna de ar dos pulmões com a epigloti- o fundo de sua boca –e
expulse o ar de suas bochechas,tentando manter uniforme a pressão do ar nos
dedos. Esta
é a primeira transição.
5- Inspire. Encha suas bochechas com o ar e expulse-o.
Assim que o ar das bochechas sair,adicione ar dos pulmões,tentando manter
constantemente a pressão contra os dedos.Esta é a segunda transição.
6- Agora você está pronto para a seqüência
toda.Respire.Expire através de sua boca até que o ar se acabe. Encha suas
bochechas com ar,feche sua garganta,e expulse o ar com suas bochechas. Respire
através do seu nariz. Deixe o ar voltar dos pulmões para a sua boca e recomece
uma corrente normal de ar.
Repita este
processo até que você tenha a adaptação,até o sentir natural e com uma
respiração constante contra seus dedos.
Agora tente
isto no instrumento.Aplica-se o mesmo conceito assim como soprando,o ar causa
zumbidos dos lábios. Tente fazendo com uma nota apenas, com o ar que você pode
armazenar nas suas bochechas. A princípio,isso pode soar dificultoso.
Soará melhor
logo mais. Você tem que descobrir qual pressão de suas bochechas dá a melhor qualidade
de som e entonação. O volume pode variar ,mas geralmente não se pode tocar
extremamente forte.
Escolher uma
nota fácil (Dó médio). Segure-o e tente a sequência. Enquanto o ar sai,encha as
bochechas,respire,e então deixe o novo ar entrar,ainda sustentando a nota.
Repita.Agora toque um exercício qualquer sustentando cada nota até que você
tenha tudo sob seu controle ou seus lábios ficarem fadigados. Existem muitos
discos bons sobre respiração circular. (Rahsaan) Roland Kirk está incrível no
seu Saxofone Concerto do disco “ Prepare-se para partilhar de um milagre” (
Atlantic SD 1640).
Também seu
disco “Invenções pretas naturais”. Root Shata (SD 1578) é grande. Harry Carney
,com Duke Ellington,fizeram algumas respirações circulares grandes em Sax Barítono.
Evan Parker,Da Inglaterra,toca continuamente por 20 minutos em Monóceros (
Incus Records # 27) em Sax soprano.Também qualquer disco de Clark Terry deve
ter alguma respiração circular magistral.
Charles
Owens em Sax Tenor é apresentado em Discovery Records. Em “Captain Buftheart’s” Shiny Beast
(Warner Bros). Eu usei respiração circular em partes sonoras
extensivamente ,particularmente em Bat Chain Puller na parte com a Harmônica e em Owed T’ Alex com a Guitarra.
Uma última
palavra de encorajamento se segue: A respiração circular é como assobiar o
dirigir uma bicicleta;é fácil uma vez que você a tenha e jamais esquece como
fazê-la,uma vez aprendido. DIVIRTA-SE !
A Respiração Circular
por Flávio Celkevicius -Brasil
Durante meu aprendizado sobre
respiração circular,percebi como estes conselhos foram úteis; começar por uma
nota média,nem muito grave e nem aguda, tocar sem força,um simples som audível.
Percebi que os” trancos” ao liberar o ar dos
pulmões,após ter liberado o ar das bochechas foram diminuindo com o passar dos
anos e conseqüentement ,uma melhor qualidade
sonora...
Aqui tentarei
colocar uma seqüência do que estudar após “ conseguir” sustentar a seqüência
toda,descrita acima.
1-Tocar uma nota só, sempre....numa região média,Dó central ,por
exemplo. 2- Passar para duas notas, tipo SI- DÓ,
3-
Passar para três notas, tipo LÁ-SI-DÓ.
4- Passar para quatros notas,tipo
SOL-LÁ –SI-DÓ.
5-
Finalmente, tentar tocar uma escala toda. Usei a escala porquê já está
assimilada após muitos anos de estudo e é o exercício usual para aquecimento
diário nos meus estudos. Já está condicionada “ debaixo dos dedos” e ficará
mais fácil tocar uma escala nessa etapa, do que tentar tocar uma música ,com
esta técnica.
6- Improvise em
cima de um tom escolhido,fazendo a respiração circular. Coordenar os dedos,com
os sons emitidos é de difícil aprendizado.Após isso,passe para partituras. 7-
Agora você tem várias coisas à fazer: Sustentar a respiração circular,a
qualidade sonora,digitar os dedos certos e ainda ler uma partitura. Tudo deve ser em
etapas !
Se toca instrumento com boquilha – Sax ou Clarinete,
use uma palheta macia.Muito dura você não conseguirá sustentar o ar com as
bochechas por mais de 2 segundos... Se toca instrumento de Bocal, procure não
fazer muita força e tenha um bocal que permita a fácil emissão do som,sem muito
esforço. No caso de Saxofones e Clarinetes,não utilize uma boquilha muito
aberta,pois prejudica a sustentação do som com as bochechas. Deve haver
equilíbrio na escolha desse tipo de acessório.Portanto se você faz a respiração
circular,procure uma boquilha ou bocal que tenha conforto e consiga emitir sons
facilmente,sem muitos esforços.
No Caso de palhetas duplas, uma
palheta macia ajudará e muito na sustentação do som.
Peças à serem estudadas e
aplicada a técnica:
Moto Perpétuo,O Vôo do Besouro, e outras tantas ,
aonde não aparecem pausas estratégicas para
se respirar...peças para Violino são uma boa opção.
Um último conselho: faça um minuto por uma semana, depois tente ir aumentando o tempo gradualmente,até
atingir o máximo que conseguir. Exige resistência,dedicação,disciplina...Digo
que,a respiração circular é mais mental do que física; porque exige
concentração e controle do corpo, no sistema respiratório.
Livro disponível para consulta:
Trend Kynaston- Circular Breathing
Espero ter ajudado e como disse
o texto: é como andar de bicicleta; uma vez aprendido,jamais se esquece !
Flávio Celkevicius ( Sax e Clarinete) – São Paulo - Brasil
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