Respiração Circular no Saxofone
Respiração circular significa respirar enquanto ainda soprando uma nota ou notas no saxofone. Parece muito mais difícil do que realmente é. Quando você usa a respiração circular, você ainda está respirando dentro e fora de seus pulmões como com qualquer tipo normal de respiração, com a diferença de que, após a expiração, o ar é armazenado temporariamente em suas bochechas, um pouco como uma gaita de foles, de modo que há uma sempre um pequeno reservatório de ar a ser usado para o saxofone enquanto respira. respiração circular é algo que você faz além de sua respiração normal, ele não precisa ser pensado como uma técnica de respiração totalmente separados. Você ainda pode usar os respiratórios diafragma técnicas juntamente com a respiração circular.
Respiração circular é uma técnica que pode ter sido desenvolvido por aborígines australianos para jogar o didgeridoo, um instrumento que exige uma grande quantidade de ar e tem um estilo de jogo que envolve drones longas, passagens musicais e efeitos que seria impossível se o jogador tem para parar de soprar para respirar. Na verdade eu fui ensinado a respiração circular pelo artista Rolf Harris didgeridoo durante uma semana eu estava na orquestra apoiando seu show no Batley Variety Club, em Yorkshire.
Como você fazer a Respiração Circular no Saxofone?
Fase 1 - prática Preliminar
O princípio é muito semelhante à maneira como gaitas de foles funcionar, exceto em vez de um fole você soprar para fora de suas bochechas para realizar uma
reservoirede ar que toma conta dos pulmões, enquanto inalar pelo nariz. É mais difícil de fazer se não há nenhuma resistência ao fluxo de ar para o exterior, mas com um saxofone em sua boca, existe alguma resistência então isso torna mais fácil do que seria para um instrumento como a flauta. No entanto, para começar pode ser mais fácil para desenvolver a técnica sem o saxofone, sugiro este método:
Sugeri que você usa um jato fino de água, isso é porque (a) você pode realmente ver e sentir isso e (b) a respiração circular é mais fácil quando há mais resistência para que o mais fino do jet o melhor (daí o
raspberrytécnica, que parece ser a maneira mais fácil de entender o conceito de resistência).
Fase 2 - Aplicar respiração circular para o saxofone
Uma vez que você pode fazer isso com água que você tenha compreendido o conceito principal fisicamente e você deve ser capaz de transferir a técnica para respirar através de seu nariz, enquanto soprando ar a partir de suas bochechas para o saxofone. A pouco mais complicada é manter seu rosto cheio com ar de seus pulmões, é por isso que a resistência do saxofone é importante. É mais fácil de fazer ao jogar uma única nota no registo superior, não espere que a nota a ser muito firme em primeiro lugar.
Não espere que ele funcione de imediato, mas se você se concentrar no que você está fazendo e prática em sessões curtas, mas concentradas, que virá mais cedo do que você pensa. A maioria das pessoas acham que ele é muito mais fácil na extremidade superior do intervalo sobre os instrumentos mais agudo, por isso pode ser melhor para começar em soprano ou contralto. Pode ser muito difícil no barítono e acho que é praticamente impossível na flauta, devido à falta de resistência ao fluxo de ar.
Uma vez que você pode fazer uma respiração circular muito básico, você só precisa mantê-la para melhorar a estabilidade de sua embocadura saxofone . Mais cedo ou mais tarde você vai ser capaz de jogar frases enquanto respiração circular - surpreender os seus amigos e familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário